header
08 de Agosto de 2022 - 166 ª Edição

Registro Profissional: Obrigatoriedade por lei

Em mais duas recentes decisões judiciais, favoráveis à categoria profissional dos “Administradores” e na garantia da observância da Lei nº 4.769/65, o Sistema CFA/CRA obteve sucesso na defesa das prerrogativas do Profissional de Administração.

O primeiro caso ocorreu em São Paulo, no que uma empresa de administração hoteleira recorreu ao Poder Judiciário com o fulcro de tentar eximir-se da obrigatoriedade do registro de pessoa jurídica junto ao CRA-SP, sob o pretexto argumentativo de que seu ramo de atuação empresarial seria na área de comércio, serviços e exploração de hotelaria.

Em outro caso, desta vez ocorrido no estado do Ceará, a Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em processo sob a relatoria do Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira, reafirmou a obrigatoriedade do registro cadastral no CRA, tanto para o responsável técnico quanto para a empresa, que eventualmente queiram participar de certames licitatórios que objetivem a contratação dos serviços de assessoria e consultoria técnica na área de Administração.

Portanto, de igual forma o CRA-GO está atento em relação a eventual atuação irregular, tanto do exercício profissional quanto da atuação de empresas que tenham por objeto atividades inseridas nos campos da Administração; salientando que seguirá com fiscalização em todo a sua jurisdição para a correta aplicação da Lei.

CRA-GO realiza fiscalização em Anápolis

O CRA fiscaliza, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão de Administrador.

Cumprindo com o seu planejamento estratégico, a fiscalização está hoje em Anápolis (8/08).

O CRA-GO não promove, apenas, uma fiscalização punitiva. A proposta do Conselho é estimular uma fiscalização voltada para sensibilizar o Administrador e as empresas a buscarem o registro percebendo, nessa ação, a importância do registro para o mercado de trabalho.

De acordo com o Conselheiro Adm. Wellington Araújo, com a fiscalização o CRA-GO age defendendo a sociedade das práticas ilegais, além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.

Bate Papo: Mercado de Perícia para o Administrador

No dia 19 de agosto, às 16h, o CRA-GO em parceria com o Comitê de Perícia CRA-GO realizam o bate-papo 'Mercado de Perícia para o Administrador'. A convite do Presidente do CRA-GO, Adm. Samuel Albernaz, os Administradores Humberto Penna Orsini, Márcio Antônio Ribeiro e Rômulo Larcher Filgueiras irão trazer à tona os principais tópicos da profissão.

Juntos, eles irão abordar assuntos como: Passos para iniciar os trabalhos neste segmento;Formação Necessária; Campos de Atuação; Obrigações e Responsabilidades; Formas de Atuação; Remuneração; Educação Continuada.

A live conta com o apoio do CRA-MG e será transmitida pelo canal oficial do CRA-GO no YouTube (youtube.com/CRAGOOFICIAL)

Vem aí o 11º ENGAD - Encontro Goiano de Administração

No dia 24 de agosto, às 19h30, o CRA-GO realizará o 11º ENGAD - Encontro Goiano de Administração no auditório do SESC, em Anápolis.

O palestrante e Administrador Ranyere Dias, ministrará a palestra com o tema: "Estratégias de Branding para a Construção de uma Marca de Sucesso".

Imperdível!

O evento faz parte das comemorações dos 57 anos da profissão de Administrador (1965/2022).

As inscrições são gratuitas com direito a certificado de participação, devem ser feitas no site: www.crago.org.br