header
23 de Novembro de 2021 - Ano XI 130ª Edição

Palestra sobre Governança Pública Municipal é no próximo dia 25 de novembro

No dia 25 de novembro, o Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) promove a live ‘Governança Pública Municipal: A fase embrionária’, a partir de 16 horas, pelo canal no youtube CRAGO Oficial.

A iniciativa parte da Comissão de Gestão Pública da Entidade e conta com a participação e mediação da palestrante e Superintendente da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, Vivian Borim.

Entre os temas a serem discutidos, estão a origem da governança pública; a governança e seus princípios; os atores da governança e o caminho para a Governança Pública Municipal.

Saiba mais

CRA-GO atuante na fiscalização de concursos públicos e processos seletivos

A unidade de fiscalização do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) vem trabalhando ativamente quanto à fiscalização de concursos públicos em todo o Estado. As ações fazem valer a principal missão do sistema Federal/Regional, que é resguardar, por lei, o exercício legal do Administrador e de cursos conexos à profissão.

Cumprindo seu papel de fiscalizar e proteger o mercado de trabalho dos profissionais de administração, o CRA-GO está em constante fiscalização dos editais privados e órgãos públicos que abrem vagas para cargos privativos do administrador. O objetivo da Entidade é o de que esses cargos não sejam ocupados por pessoas ou profissionais inabilitados e sem registro, com o intuito de colaborar para a melhoria da qualidade dos serviços públicos ao garantir que o cargo seja ocupado somente por profissional registrado.

A Equipe de Fiscalização do CRA-GO, através de diversas fontes de pesquisas (denúncia, jornais, Receita Federal, internet, telelistas, outros), instaura processos tanto de pessoa física como de pessoa jurídica, bem como acompanha os editais dos concursos e licitações, que explorem atividades ligadas à ciência da Administração, afim de, identificar possíveis irregularidades.

Saiba mais

Tecnólogos têm autonomia para elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos para organizações

Conforme o item 1.5.7.2 da Norma Regulamentadora- 01, os documentos integrantes do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) devem ser elaborados sob a responsabilidade do gestor de uma organização, respeitado o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, datados e assinados.

Evidentemente, os colaboradores designados pela organização para elaborar o PGR devem ser capazes de satisfazer as diretrizes e os requisitos dispostos na NR-01 e demais NRs.

A nova redação da NR-01 estabelece a obrigatoriedade de elaborar e implementar a PGR em todas as organizações, órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

O presidente Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO), Adm. Samuel Albernaz destaca que o programa, sendo um documento de gestão, compete ao Tecnólogo a autonomia para a elaboração. “Por ser um gestor, conforme RN 505 do CFA, desde que o profissional tecnólogo tenha o registro ativo no CRA, ele pode contribuir com o desenvolvimento, juntamente com o apoio dos colaboradores de uma empresa/entidade”, conclui.

Saiba mais

Clube de Vantagem do CRA-GO: Administrador, você merece momentos de lazer e descontração

O Conselho Regional de Administração de Goiás (CRAGO) também se atenta quando o assunto é proporcionar momentos de lazer aos profissionais de administração e tecnólogos registrados e em dia perante a Entidade.

Pensando nisso, o convênio com o Caldas Park Hotel é sinônimo de descanso e descontração para toda a família. E entre os benefícios oferecidos no Clube de Vantagem do CRA-GO, os profissionais, cônjuges estudantes de administração podem usufruir de com descontos de 15% sobre serviços de hospedagem e 50% em ingressos na bilheteria do Caldas Park & Hotel.

Aos profissionais que se programarem para usar as dependências do Clube Caldas Park e Hotel, é necessário a apresentação da Carteira de Identidade Profissional junto ao CRA-GO. Quanto aos cônjuges, a documentação pessoal

Saiba mais