header

Vem aí o 11º ENAP: Encontro Nacional de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração

No dia 3 de julho próximo, a partir das 14h, a Associação Goiana de Administração (AGAD), com apoio do Conselho Regional de Administração (CRA-GO), Federação Brasileira de Administradores (FEBRAD), Sindicato dos Administradores de Goiânia (SINAGO) e Instituto Promover (IPHAC) promove mais uma edição do Encontro Nacional de Professores, Diretores e Coordenadores de Cursos, o ENAP.

Em sua 11° edição, o ENAP conta com a palestra ‘Como adequar os projetos pedagógicos dos cursos de administração à nova realidade das DCNS?’, com o Prof. Irineu Gianesi- Doutor em administração pela Cranfield University School Of Management do Reino Unido, Mestre em Engenharia de Produção e Bacharel em Engenharia Mecânica pela USP.

Na sequência, o tema ‘Avaliação da aprendizagem por competências como ferramenta de gestão: Em busca de evidências para o aprimoramento contínuo’, apresentado pelo Adm. Alexandre Nicolini- Doutor em administração pela UFBA, com estágio de doutoramento na Uiversitê Paris Dauphine (Paris IX), Mestre em Administração Pública pela FGV e Administrador pela UERJ.

O coordenador do curso de Administração da Universidade Evangélica de Goiás, professor e administrador Ieso Costa Marques ressaltou que o evento ficará para a história da administração. “Os palestrantes Irineu Gianesi e Alexandre Nicolini além de possuírem um currículo ímpar, são renomados pesquisadores na área da Administração. A comissão organizadora do ENAP foi muito feliz da escolha dos temas. A avaliação por competências e a emergente readequação dos PPCs são desafios que batem à porta das IES’’.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://agad.org.br/enap/index.php

Últimos dias para pagar a anuidade 2021 sem juros e multa

Profissionais e empresas registrados que ainda não pagaram a anuidade 2021 tem até o dia 31 de maio para realizar o pagamento sem juros e multa. Para isso, basta emitir o boleto acessando o site: www.crago.org.br

Após esta data, o valor passa a ser acrescido de encargos de correção monetária, multa de 2% e juros simples de 1% ao mês.

Aproveite a oportunidade de ficar em dia com o seu Conselho pagando menos. Acesse o site e imprima o boleto. https://www.crago.org.br

Consultoria e assessoria em gestão empresarial: Justiça valida obrigatoriedade de registro

Decisão é do Tribunal Federal da 3ª Região, em São Paulo

Mais uma vez, a Justiça entendeu e firmou a necessidade do registro profissional para a atuação em atividades como consultoria e assessoria em gestão empresarial. Isso significa que a justiça segue o entendimento do Sistema CFA/CRAs de que a atividade está intrinsecamente ligada à ciência da Administração, devendo ser executada por profissional ou pessoa jurídica legalmente habilitada pelo CRA.

Entenda

Consultoria e assessoria em gestão empresarial são atividades que preveem orientações e assistência operacional para a gestão do negócio a empresas e a outras organizações. O intuito é alavancar resultados projetados a partir de ações como a melhora do clima organizacional, aperfeiçoamento dos processos produtivos e reestruturação da organização.

Tais serviços estão intimamente ligados aos pilares da profissão, como planejamento, processos administrativos e controle orçamentário. Incluem, também, microáreas, como métodos e procedimentos da organização e demais atividades desenvolvidas pela gestão financeira, de controle de orçamentos, de pessoal, logística, administração de material, marketing, atendimento e relação com clientes.

Por esse motivo, foram incluídas no rol das atividades intrínsecas aos profissionais de Administração, que, para atuarem legalmente, necessitam do registro no conselho.