header
29 de janeiro de 2021. Ano XI - 89ª Edição
A importância do CRA-GO

Desde o Decreto-Lei no 200, de 1967, os conselhos profissionais são regulamentados no Brasil. Dentre suas responsabilidades e funções, estão: orientar os profissionais sobre o exercício do seu ofício, zelar pela ética da profissão em todas as áreas de atuação, priorizar a qualificação dos profissionais e melhorar condições de trabalho. Mas há uma atribuição dos conselhos profissionais, incluindo o CRA-GO, que é primordial para as profissões regulamentadas: a responsabilidade de registrar e fiscalizar a atuação do profissional, a fim de assegurar à sociedade que os serviços sejam prestados por profissionais habilitados.

Diferentemente de entidades sindicais ou associativas, que representam apenas os interesses de seus filiados ou associados, o dever legal dos conselhos profissionais é de zelar pelo interesse público, atuando, nas respectivas áreas, com supervisão ética, técnica e qualitativa dos profissionais. Ou seja, cabe ao CRA-GO, garantir que apenas os profissionais habilitados, registrados e em conformidade com a lei possam atuar como administradores. Essa atuação do conselho tem como principal objetivo defender a sociedade, garantindo que as atribuições da administração sejam praticadas por profissionais capacitados em oferecer um serviço ético e técnico de qualidade, além de proteger os profissionais que já estão registrados e em conformidade com a lei.

Nesse sentindo, a atuação do CRA-GO em registrar e capacitar seus integrantes, fiscalizar e disciplinar os profissionais é imprescindível para a valorização da profissão e em defesa da coletividade. Em resumo, a essência do Conselho, nas palavras do presidente Samuel Albernaz, é “incentivar o aprimoramento e a valorização da Administração, assegurando a legalidade dos profissionais da área em defesa da sociedade”.

Anuidades pagas em janeiro receberão 15% de desconto

Já parou pra pensar o que possibilita que o CRA-GO exerça suas atribuições e responsabilidades? Como os agentes do Conselho são capazes de registrar os profissionais, fiscalizar a profissão, incentivar o aprimoramento do associados, conquistar novas parcerias e benefícios, engajar-se na luta para melhores condições de trabalho e ainda garantir que a profissão esteja em função do interesse público?

É evidente a enorme responsabilidade social que um Conselho profissional possui. Para assegurar que essas funções sejam realizadas com destreza, o CRA-GO conta com o apoio de seus associados no pagamento de suas respectivas anuidades. São elas, as anuidades, que irão dar sustentabilidade para que o Conselho possa fiscalizar o exercício ilegal da profissão, atuar em defesa do profissional e da sociedade.

Neste contexto, é importante evidenciar que o CRA-GO, desde 2011, possui a menor a anuidade do Brasil e planos de descontos especiais. Apenas para os profissionais registrados que realizarem o pagamento de sua contribuição até o dia 31 de janeiro, o CRA-GO irá conceder 15% de desconto no valor da anuidade. Para pagamentos no mês de fevereiro será de 10% e no mês de março não haverá descontos. E contribuições realizados a partir do dia 31 de março estarão sujeitos a multas e juros.

Portanto, para garantir que o Conselho continue atuando com excelência, fortalecendo ainda mais a fiscalização efetiva da profissão e a valorização da categoria, o CRA-GO conta com a sua contribuição. Faça sua parte!

Clube de Vantagens

O Clube de Vantagens do CRA-GO é um projeto especial para profissionais e tecnólogos registrados no CRA-GO. O projeto é em parceria com instituições de diversos segmentos, garantindo ao associado descontos e benefícios em cursos, redes de farnácias, escolas de idiomas, hotéis, parques de lazer, , planos odontológicos, postos de gasolina, e muito mais. Para saber mais sobre o Clube de Vantagens, clique aqui.