Ano VI - 131ª Edição
Presidente do CRA-GO recebe homenagem da Câmara de Caldas Novas

Os 51 anos da profissão do Administrador, comemorado no dia 9 de setembro, foram lembrados durante sessão solene na Câmara de Vereadores de Caldas Novas, no último dia 28 de outubro. Por meio de uma propositura do vereador Saulo Inácio, o presidente do Conselho Regional de Administração de Goiás, Samuel Albernaz, juntamente com outros profissionais, foi homenageado pelo Dia do Administrador, além do reconhecimento daquela Casa pelos seus relevantes serviços prestados em prol da classe da Administração.

Albernaz, em seu discurso, agradeceu a homenagem e citou as diversas conquistas da categoria de sua autoria, entre elas, a vaga do administrador, indicados pelos CRAs, nas Juntas Comerciais de todo Brasil; ao Conselho Administrativo Tributário, órgão este ligado à Secretaria de Estado da Fazenda; ao Conselho Tributário Fiscal do município de Goiânia. Ele citou também a lei federal 12.967/14 que institui o Dia Nacional do Administrador no calendário cívico do Brasil como 9 de setembro, conquista esta alcançada graças ao seu pedido. Agradeceu, ainda, a categoria pela confiança depositada quando da última eleição ocorrida recentemente, quando obteve cerca de 70% dos votos. Credibilidade e respeito se conquistam com trabalho e ética, finalizou Albernaz.

Finalizou seu discurso conclamando a categoria para o que denominou de uma “cruzada” em prol da valorização da profissão, para que todos os administradores, professores e acadêmicos de Administração se engajem na votação a favor do PLS 439/15, que está em tramitação no Senado Federal.

CRA-GO Itinerante realizou atendimento em Jussara

O CRA-GO Itinerante, unidade móvel do CRA-GO, realizou atendimentos no centro da cidade de Jussara no dia 28 de outubro, no período das 14h às 18h.

A van ficou estacionada no Centro da cidade, em frente à Caixa Econômica Federal. A partir das 19h participou da XIX Semana Acadêmica da Faculdade de Jussara, na AABB e fez diversos atendimentos aos profissionais, estudantes e empresários da área de Administração.

Na ocasião, a conselheira Matilde Lélis esteve representando o presidente do Conselho no evento. “Foi uma oportunidade maravilhosa de levar aos administradores de Jussara e região e, também, aos participantes da Semana Acadêmica os serviços oferecidos pelo CRA-GO. Destacou que é uma forma de estarmos cada vez mais próximos do profissional domiciliado no interior. Nesta edição, em especial, tivemos um considerável número de atendimentos e serviços, cumprindo com a nossa missão”, afirma Matilde.

A iniciativa já passou neste ano por diversas cidades do interior, entre elas Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Ipameri, Catalão, Itaberaí, Bela Vista, Nerópolis, Trindade, Uruaçu, Inhumas e Anápolis. O programa visa atender estudantes, profissionais e empresas que desejam realizar os serviços do Conselho.

Administrador, ainda dá tempo de votar a favor do PLS 439/15

Ainda é possível opinar enquanto tramita no Senado Federal o Projeto de Lei PLS 439/15, que dispõe sobre o exercício de atividades nos campos da Administração.

Segundo o presidente do CRA-GO, Samuel Albernaz, o PLS 439/15 estabelece que cargos e funções com atribuições voltadas para os campos da Administração, em organizações privadas, não governamentais e públicas, somente poderão ser providos por Administradores e Tecnólogos regulares na forma da lei, que ficam obrigados a comprovar, anualmente, perante organização empregadora, a regularidade com o Conselho Regional de Administração.

Ao discorrer sobre as atividades do Administrador, o PLS determina como exclusivas a profissionais formados em Administração as atividades que vêm sendo exercidas multiprofissionalmente na área de Recursos Humanos, tanto no Brasil quanto em outros países, tais como: organização de processos seletivos e concursos públicos, administração hospitalar e serviços de saúde, magistério e perícias em gestão das organizações, avaliação de desempenho de pessoas e consultoria em organizações e elaboração de planejamento estratégico.

Precisamos mais uma vez estar juntos nessa “cruzada” e votar a favor da nossa classe. Evite que invadam o campo privativo da Administração! Acesse a consulta ao PLS nº 429/2015 e VOTE A FAVOR à proposta, que é fruto do trabalho realizado pelo Sistema CFA/CRAs em prol da valorização da Administração, destacou Albernaz.

Participe da consulta pública! Mobilizem-se, votem A FAVOR do PLS 439/15!

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=122183

O administrador perito foi pauta central de reunião

Os membros da Comissão Especial de Peritos Administradores do CRA-GO se reuniram no dia 31 de outubro na sede do Conselho com os assessores jurídicos da entidade de classe para tratar sobre assuntos de interesse da categoria, principalmente no que se refere ao campo da atividade profissional do administrador.

Na oportunidade, os advogados Arnaldo Rúbio Neto e Luciano Haddad Monteiro de Castro esclareceram os membros da Comissão sobre o exercício da função do Perito Judicial à luz do novo Código de Processo Civil (CPC).

Em breve, a Comissão irá promover uma palestra sobre o assunto aberta à classe para abordar as principais áreas de atuação e de que forma o administrador pode trabalhar como braço direito do judiciário, ampliando assim o campo deste profissional.

Planejamento Estratégico Evolutivo

O conselheiro do CRA-GO, Ricardo Dias, doou ao Conselho um exemplar do livro de sua autoria Planejamento Estratégico Evolutivo. A doação aconteceu durante a última reunião plenária, realizada no dia 31 de outubro.

Segundo o autor, o planejamento é uma das funções da Administração que possibilita a evolução das organizações, sua falta leva a estagnação e até a decadência da empresa. “A obra visa estruturar o conhecimento necessário à formulação de estratégias pelas organizações, incluindo os valores evolutivos, possibilitando à organização o desenvolvimento dos stakeholders e ao mesmo tempo, o seu crescimento com lucratividade”, explica Ricardo. Ele informa que ao doar a publicação ao CRA-GO visa compartilhar conhecimento com a classe, possibilitando maior acesso à informação.

CRA em Destaque é um informativo do Conselho Regional de Administração de Goiás
Endereço: Rua 1.137, Nº 229, Setor Marista - 74180-160 - GOIÂNIA/GO
Fone: (62) 3230-4769 - Fax: (62) 3230-4731
Horário de funcionamento: das 8h às 18h Internet: www.crago.org.br
E-mail: presidencia@crago.org.br Presidente: Samuel Albernaz
Periodicidade mensal - Distribuição exclusiva pela Internet.
Para enviar sugestões ou pedir inclusão