Ano IV - 34ª Edição
Desafios, Conquistas e Boa Administração

Ao nos aproximarmos do final do ano, chega também o momento em que devemos fazer o balanço do plano de gestão apresentado à categoria em 2011, que se assenta no tripé: valorização e defesa do profissional, recuperação financeira do CRA/GO e reestruturação administrativa. Não nos restam dúvidas: o dever foi cumprido!

Equilibrar receitas e despesas é sempre um desafio. E quando se é eleito para fazê-lo na Casa do Administrador, em razão do “legado” ainda maior de dívidas deixado em 2010, é necessário se tornar um verdadeiro artista do planejamento: torna-se uma grande obrigação.

Fomos chamados pela categoria a resgatar o CRA/GO da gestão aventureira pela qual passou o CRA/GO de 2007 a 2010, onde se registrou desde compra de terreno seguida de sustação do cheque, até débitos com empresas contratadas para organização de eventos, construção e reforma de sedes, somando cerca de R$ 1.300.000,00. E nesse valor estratosférico ainda não estão incluídas as despesas com advogados, para a defesa em juízo das ações promovidas pelos credores.

Para equacionar tantos problemas de ordem financeira e, acreditem, administrativa, esta diretoria fez uma gestão espartana, na qual muitas vezes teve que cortar na própria carne e fazer sacrifícios. Mas hoje, o CRA/GO volta a avançar.

Durante nossa trajetória à frente do Conselho, não medimos esforços para dignificar a profissão que mais cresce no país, registrando algumas das principais conquistas da categoria, cuja valorização é mais do que um objetivo. É nossa obsessão.

Nacionalmente, podemos afirmar que Goiás é berço das maiores conquistas dos Administradores desse país. Conseguimos a inclusão do Administrador no vocalato das Juntas Comerciais de todo o Brasil; a propositura de sessões solenes anualmente em homenagem à profissão; a organização e promoção dos maiores fóruns científicos da categoria na América Latina; a aprovação do dia do Administrador no calendário cívico-cultural do Brasil; e, mais recentemente, a realização de audiência pública para discussão do projeto de lei 6.954/10, que fixa o piso salarial nacional do Administrador. Propusemos, na oportunidade, substitutivo para um piso salarial de R$ 4.500,00. A força e credibilidade do CRA/GO fizeram voz perante a Câmara dos Deputados e a proposta foi aprovada para que mais esse passo fosse dado em nome da valorização da categoria.

Em Goiás, conseguimos a criação dos cargos de Administrador nas prefeituras e nas câmaras de diversos municípios; criamos comitês para o recém-egresso e para as Administradoras; ADM Club, rede de convênios; conseguimos a inclusão do Administrador no Conselho Administrativo Tributário; realizamos a reestruturação do Conselho, por meio do Plano de Carreira, para a promoção de concurso público que incrementará as atividades administrativas e de fiscalização. E tudo isso, com a menor anuidade entre todos os CRAs do país.

Continuamos a promover eventos de atualização profissional, a exemplo do Encontro Goiano de Administração, do Encontro de Coordenadores de Cursos de Administração (Eprocad), quando discutimos as tendências e o ensino de Administração, considerando a realidade do mercado goiano.

Dedicados a fazer uma gestão que realmente privilegie o Administrador, temos fiscalizado o exercício da profissão. Criamos no site do Conselho um canal para denúncias de exercício irregular, o SAA Online – Serviço de Atendimento ao Administrador e o Portal da Transparência.

Além de nos aproximarmos das entidades representativas dos Administradores do setor público, os concursos têm recebido especial atenção, para assegurar que estes tenham vagas destinadas ao Administrador, com a notificação e ajuizamento de ações em face daqueles que não se adequaram.

O nosso lema “Administrar é para Administrador” precisa ser conhecido da sociedade como um todo. E esta é uma assertiva de que se deu conta o presidente da Fieg Jovem, o administrador Leandro Rodrigues Almeida, que, em uma entrevista concedida ao Jornal do CRA/GO, faz uma análise da importância da Administração para realizar uma gestão eficiente e bem-sucedida.

Muito foi conquistado, mas sabedores somos de que várias bandeiras ainda devem ser erguidas. O caminho é longo e sinuoso, mas com toda certeza, hoje, é mais florido. Peço ao Administrador do universo Deus, que dê forças aos meus novos pares, para que a Administração goiana não volte a uma pequena sala comercial alugada, e continue avançando em lugar de destaque no cenário nacional.

Aos nossos Administradores e Tecnólogos, desejamos um Feliz Natal e boas festas. Que o Ano de 2015 seja ainda mais vitorioso!

A vocês, meu singelo e sincero, muito obrigado.

Adm. Samuel Albernaz
Presidente

CRA em Destaque é um informativo do Conselho Regional de Administração de Goiás
Endereço: Rua 1.137, Nº 229, Setor Marista - 74180-160 - GOIÂNIA/GO
Fone: (62) 3230-4769 - Fax: (62) 3230-4731
Horário de funcionamento: das 8h às 18h Internet: www.crago.org.br
E-mail: presidencia@crago.org.br Presidente: Samuel Albernaz
Periodicidade mensal - Distribuição exclusiva pela Internet.
Para enviar sugestões ou pedir inclusão clique aqui
Esta mensagem é enviada com a complacência da nova legislação sobre o correio eletrônico, Seção 301 Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro aprovado pelo "105 Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM". Este e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido.
O conteúdo das informações veiculadas pode sofrer alterações a qualquer tempo, sendo atualizado diretamente em nosso portal. Caso tenha alguma dúvida acesse o informativo diretamente em nosso site clicando aqui.