Goiás registra aumento de 36% em doadores de órgãos e tecidos

Goiás registra aumento de 36% em doadores de órgãos e tecidos

O mês de setembro é marcado por diversas campanhas sociais que servem de alerta para a população. No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, mês marcado pela Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos, também denominado ‘Setembro Verde’.

A ‘Campanha Setembro Verde’ foi criada para incentivar e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A cor foi escolhida remete esperança, saúde e liberdade, e a data coincidi com o Dia da Árvore, que representa o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Goiás (SESGO), o estado registrou aumento de 36% no número de doadores de órgãos e tecidos e de 12% de transplantes realizados no primeiro semestre de 2021, se comparado ao mesmo período do ano passado. Ação é consequência de mobilização social e campanhas de conscientização, como o Setembro Verde.

Reforçando seu compromisso social com a sociedade, o Conselho Regional de Administração de Goiás (CRAGO) e todo o seu corpo diretivo intensificam apoio à campanha Setembro Verde, que busca incentivar a doação de órgãos e tecidos.

A informação é a principal arma para o apoio à campanha do Setembro Verde, de acordo com o presidente, Adm. Samuel Albernaz. “Momentos como esse nos nutrem de conhecimento sobre o tema e nos possibilitam um maior compartilhamento da sua intenção”, comenta.

Doação de órgãos

A Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO) é a representação regional do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), também formado pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Hospitais autorizados e pela rede de serviços auxiliares. Essas entidades formam a organização que gerencia executa a política de transplantes de órgãos e tecidos no Brasil.

Para saber e conferir os protocolos e procedimentos para ser doador, basta acessar a página da SESGO, e clicar em ‘Gerência de Transplante’.

Em Goiás, as unidades que realizam transplantes estão distribuídas em diversos pontos:

Rins:

Hospital Geral de Goiânia

Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

Hospital das Clínicas

Hospital Urológico

Hospital Santa Helena

Hospital Renaissance

Fígado:

Hospital Geral de Goiânia

Medula Óssea:

Hospital Araújo Jorge

Hospital Santa Mônica

Hospital Albert Einsten

Músculo Esquelético:

Hospital Ortopédico de Goiânia

Córneas:

23 equipes distribuídas pelo Estado.

 

Fechar Menu