Setembro Amarelo: CRA-GO promove palestra ‘Reflexões sobre uma boa qualidade de vida’

Setembro Amarelo: CRA-GO promove palestra ‘Reflexões sobre uma boa qualidade de vida’

O dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) criaram a campanha ‘Setembro Amarelo’ em 2014. Durante todo o mês, organizações nacionais e sociedade se mobilizam oficialmente para disseminar e conscientizar a população com ações e informações em prol da saúde mental.

O Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) não poderia deixar de trazer informações aos profissionais. No dia 22 de setembro, às 16h, o psicólogo Wagner Costa especialista em psicologia postiva e ciência do bem-estar ministra a palestra ‘Reflexões sobre uma boa qualidade de vida’, tema que é tão importante e atual para a vida pessoal e também para o ambiente corporativo. A transmissão será pelo canal do youtube do CRA-GO (CRAGO Oficial).

O mês para se falar sobre saúde mental

Um estudo recente da página oficial do Setembro Amarelo mostra que anualmente são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no país e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que contabiliza cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Desde o início da pandemia, a realidade do mundo mudou. Diversas pessoas desenvolveram severas consequências mentais causadas pelo isolamento, bem como depressão, ansiedade, fobia, estresse inúmeras outras. E neste momento tão sensível que é necessário se falar sobre o tema e entender a importância de ajudar, escutar e enxergar  a quem precisa apoio emocional.

Os sinais podem variar desde a mudança de comportamento repentino, aparência, na forma de se vestir tendo menos cuidado consigo mesmo. Deixar de participar de atividades que antes havia interesse também é outro sinal para se atentar. É fundamental estar bem informado e procurar um profissional habilitado de saúde mental para avaliar a situação e apoiar com o conhecimento específico.

No ambiente corporativo, a necessidade de se pensar na saúde do trabalhador é mais que uma realidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um ambiente saudável para trabalhar é aquele em que funcionários e gestores buscam ativamente a promoção e proteção da saúde, segurança e bem-estar do trabalhador. Para isso, é necessário que empresas invistam em tornar o ambiente mais saudável, entendam às necessidades de seus funcionários individualmente e informem como eles podem buscar ajuda dentro e fora da organização. 

Como procurar ajuda?

Em Goiânia, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo, de forma voluntária e gratuita, todas as pessoas que querem e precisam conversar.

A ação pode ser pelo telefone 188 e pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. A organização também conta com mais de 110 postos de atendimentos para quem optar pelo auxílio presencialmente.  

A sede da CVV está localizada no Condomínio Edifício Anhanguera - Av.enida Anhanguera, n° 5389 - Quadra 21 - Lote 30 - St. Central, Goiânia - GO, 74043-011 e o telefone fixo para contato é (62) 3223-4041.

 

Fechar Menu