CRA-GO participa de 1° Audiência Pública Plano Plurianual (PPA)

CRA-GO participa de 1° Audiência Pública Plano Plurianual (PPA)

Na tarde da última segunda-feira (30), o Conselho Regional de Administração participou da 1° Audiência Pública referente ao Plano Plurianual (PPA) de 2022 a 2025. Na ocasião, foi apresentado Instrumentos de Planejamento Governamental que demonstraram o programa de trabalho e metas da Prefeitura de Goiânia.

O presidente, Adm. Samuel Albernaz e o Assessor Jurídico da Entidade, Getúlio de Castro Mendonça representaram o Conselho virtualmente. Já no Plenário da Câmara, o Adm. Salomão Augusto de Faria participou, em nome do CRA-GO. O convite foi por parte do relator do PPA, Vereador Willian Veloso.

Durante a transmissão, foi explanado sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, os eixos de qualidade do município foram demonstrados, bem como ‘Qualidade de vida’, ‘Competitividade’ e ‘Gestão Eficiente’.

Conforme ressalta o Adm. Salomão, com base na apresentação da prefeitura, fez-se necessário a sugestão de mudanças em prol administração. “Em 2019 enviei a Câmara um projeto de Lei que tratava sobre incentivos fiscais para a saúde e também criava a figura do administrador em saúde pública. Com recursos escassos em empresas, a ciência da administração não consegue solucionar todas as inconsistências”, comenta.

A referida Audiência contou ainda com a presença de representantes da Secretária de Finanças do Estado, Controladoria Geral do Município, Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Secretaria de Saúde de Goiás, Secretaria de Mobilidade do Estado e Central de Planejamento e Finanças.

O que é o Plano Plurianual?

O Plano Plurianual é o parâmetro inicial do planejamento da atividade pública, que constitui mera programação ou orientação e deve ser respeitada pelo poder executivo na execução de orçamentos anuais.

Constitui em estabelecer, de forma setorial, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para despesas de capital e outras delas decorrentes, relativas à continuação programas de duração continuada, conforme artigo 136, parágrafo 1°, da Lei orgânica do município. 

Fechar Menu