O que o CRA-GO fiscaliza e quais os benefícios de estar registrado no Conselho?

O que o CRA-GO fiscaliza e quais os benefícios de estar registrado no Conselho?

Com base na lei 4.769, de 9 de setembro de 1965, a regulamentação do registro profissional foi instituída pelos órgãos federal e regionais, responsáveis pela fiscalização e registro dos profissionais e empresas na área da Administração. Antes, a lei foi regulamentada pelo Decreto 61.934/67. Também, com base na Resolução Normativa 505 do Conselho Federal de Administração, cursos superiores de Tecnologia conexos à ciência da Administração podem obter registro profissional no Conselho.

O Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) exerce, tanto em sua sede como em cidades no interior do estado, as ações fiscalizatórias para proteger e zelar pelos interesses da sociedade e assegurar o exercício profissional das pessoas habilitadas para prestar serviços de qualidade. É esse o principal objetivo que o Conselho cumpre.

Mas não somente regular a profissão da administração, com base no seu Código de Ética. Conforme destaca o Diretor de Fiscalização do CRA-GO, Adm. Wandré Ramos Garcia, a fiscalização do Conselho coíbe o exercício ilegal profissional e com isso, agrega cada vez mais valor à profissão no estado e país. “Nós também buscamos conscientizar e estimular estes profissionais e empresas a aderirem ao registro profissional. É uma obrigatoriedade e é um diferencial no mercado”, diz.

A importância da legalidade profissional

A equipe de fiscalização do Conselho de Goiás se mantém atenta à legalidade profissional e valorização do administrador. Quem não tem registro profissional é apenas bacharel em administração. Já quem concluiu a graduação e está nas conformidades com o Conselho de Classe é um profissional da administração devidamente registrado e habilitado, podendo se destacar no mercado de trabalho, obtendo credibilidade, além de ter oportunidades dentro de empresas renomadas.

No geral, o Regional de Goiás fiscaliza pessoas físicas e jurídicas, ambas pelo exercício legal da profissão. O CRA-GO também segue atento aos editais de concursos públicos, buscando contribuir com a classe e também com serviços públicos prestados com excelência. Em alguns casos, vagas privativas que competem ao administrador são ocupadas por pessoas não registradas profissionalmente.

Ainda de acordo com o Adm. Wandré Ramos são inúmeros os benefícios que o administrador ou tecnólogo pode obter estando em dia com o CRA-GO. “Nós disponibilizamos um clube de vantagens exclusivo para os adimplentes que estão com suas anuidades em dia, repletos de preços especiais na adesão de vários serviços. Também tem a carteira profissional, que recentemente passou a ser digital, eles contam também com oportunidades em contratações públicas, informativos semanais e muito mais”, destaca.

Administradores unidos em prol da valorização profissional

O CRA-GO possui um canal de denúncias virtual, aberto para que administradores, tecnólogos e a população em geral possam contribuir, de forma anônima, com a atuação do setor de fiscalização da entidade.

Para enviar uma denúncia, basta acessar o site do Conselho, www.crago.org.br e ir à aba de ‘Fiscalização’, clicar em ‘Denúncia’ e encaminhar no e-mail fiscalizacao@crago.org.br ou telefone (62) 3230-4744 e 3230-4742.

Fechar Menu