Artigos publicados em jornais goianos enfatizam importância do Administrador

Artigos publicados em jornais goianos enfatizam importância do Administrador

Neste dia 9 de setembro comemoramos 55 anos da profissão. No entanto, o Dia Nacional do Administrador só passou a estar inserido no calendário cívico-cultural do Brasil a partir de 2014, com a sanção da Lei 12.967, uma iniciativa do Adm. Samuel Albernaz, atual presidente do CRA-GO, e autoria do ex-deputado federal e administrador Sandro Mabel.

A data contou com vários artigos publicados nos maiores jornais impressos do Estado e trouxe um pouco do papel do administrador para o desenvolvimento da economia do País, parabenizando e fazendo menção ao dia do profissional.

Confira:

 

O Hoje 08/09/2020

Diário da Manhã 09/09/2020

O Administrador na pós-pandemia

Os efeitos da pandemia tiveram um impacto surreal no Brasil e no mundo. Áreas das mais diversas foram afetadas e, além de muitas vidas perdidas, o setor financeiro, foi um forte impulsionador para que o mercado de trabalho passasse também por problemas.

Abrimos o mês de setembro com a notícia de que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 9,7% no segundo trimestre de 2020 (comparado ao primeiro trimestre de 2020), na série com ajuste sazonal. Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 11,4%. Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996. No entanto, é possível visualizar melhora dos indicadores no segundo semestre, com volta da produção industrial e do consumo das famílias.

E se tem um profissional que carrega grande responsabilidade e poder para lidar com os problemas que estão por todos os lados e evitar que atinjam de maneira mais profunda a economia do País, este profissional é o Administrador.

Neste dia 9 de setembro comemoramos 55 anos da profissão. Muito a comemorar. No entanto, o Dia Nacional do Administrador só passou a estar inserida no calendário cívico-cultural do Brasil a partir de 2014, com a sanção da Lei 12.967, uma iniciativa minha e autoria do ex-deputado federal e administrador Sandro Mabel.

Preparado para as adversidades, o Administrador é uma peça crucial para manter a economia das organizações e do País funcionando da melhor forma e que não seja atingida negativamente pela crise.

Mas, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – Gerenciamento de Crises e o Papel dos Administradores nas Organizações – apontou que, ao olhar para o mercado, 90,2% dos administradores afirmaram que as empresas não estavam preparadas para lidar com crises de grandes proporções, como a da atual pandemia. O surto epidemiológico trouxe diversas reflexões e provocou um grande experimento social, inserindo o Administrador como principal ator no redesenho do cenário econômico mais desafiador do século XXI. Junto disso, as empresas passaram a perceber o que é ou não possível fazer.

O fato é um só: nada será como antes. E o aprimoramento de habilidades, no cenário pós-pandemia, será fundamental para garantir o destaque de profissionais no mercado competitivo. A capacidade de se reinventar permitirá que pessoas e empresas se adaptem ao “novo normal”. A flexibilidade, por exemplo, permite mudanças de hábito para alcançar novos resultados. A empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro – será uma das habilidades mais relevantes no novo cenário. E quem consegue ter um pensamento crítico e apontar alternativas pertinentes para alcançar objetivos irá se destacar no pós-crise.

O administrador eficaz é aquele que sabe o que é importante, agrega valor e contribui significativamente para se chegar à excelência de resultados. E o que é fundamental para se ser eficaz? É a capacidade de avaliar.

Visando enaltecer e destacar a importância e o papel do Administrador para a sociedade e para o desenvolvimento da economia goiana e brasileira, a Câmara Municipal de Goiânia, irá realizar nesta quarta-feira (09/09) uma Sessão Especial virtual em Comemoração à data. A solenidade acontecerá em plataforma virtual (videoconferência), a partir das 17h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (tvcamaragyn) no YouTube.

Quem torce para que a vida volte ao normal precisa se acostumar: o mundo não voltará a ser o que era.

Samuel Albernaz
Administrador e presidente do CRA-GO

 

O Popular 09/09/2020

Bem-vindo à mudança

A humanidade sempre enfrentou situações difíceis como catástrofes, doenças e guerras. E a sobrevivência só foi possível graças a resiliência, a tenacidade e a adaptação do ser humano.

Neste 9 de setembro comemoramos 55 anos de história! O Dia Nacional do Profissional da Administração. Desde 1965, temos a garantia de direitos de uma profissão regulamentada. 

Vivenciamos um momento em que não há uma receita pronta para o futuro. Mas uma coisa é certa, vamos ter que repensar a formação e a atuação de muitas profissões e a Administração é uma delas.

A pandemia da Covid-19 pegou todo mundo. Não houve distinção de raça, cor, religião, classe. Se de um lado da batalha está um vírus que destrói vidas humanas, do outro a economia e os negócios arruinados.

Adaptar-se, ou seja, integrar-se, ambientar-se, tornar-se apto e ajustado, nunca foi tão necessário quanto agora. Adaptação é a palavra para o “novo normal” que vem por aí! Mas nós só podemos nos adaptar quando sabemos e reconhecemos as mudanças! E o primeiro passo para mudar, é reconhecer que a mudança é necessária!

E como num organismo organizacional, essa tomada de decisão deve caminhar pelos princípios do planejamento, da organização, do comando, da coordenação e do controle, categorias imprescindíveis que faz a diferença entre a boa e a má Administração.

Digo ainda que essa capacidade crítica e reflexiva não vem de respostas prontas, mas de questionamentos e reflexões que, sobretudo, instigam os Administradores do Futuro a pensarem: de que forma podemos vamos fazer a diferença?

Foi-se o tempo em que trabalhamos apenas para ter uma renda. Agora temos que encontrar sentido em nossas vidas. Pois o que fazemos é parte de quem somos. Este é um componente importante dos grandes profissionais, do futuro. Associado a isso, mercados exigem comprometimento e disposição para o aprendizado de novas habilidades e comportamentos. Desenvolver significa crescer e progredir e um conhecimento só promoverá desenvolvimento enquanto ainda tiver sua utilidade.

O administrador eficaz é aquele que sabe o que é importante, agrega valor e contribui significativamente para se chegar à excelência de resultados. E o que é fundamental para se ser eficaz? É a capacidade de avaliar. Esse profissional tem e continuará tendo importância nas transformações da sociedade, desde que estejam alinhados com as necessidades que surgem e com a relevância que terão no decorrer dos acontecimentos.

Samuel Albernaz
Administrador e presidente do CRA-GO

Fechar Menu