De forma virtual, CRA-GO realiza o 10º ENAP com sucesso de participação

De forma virtual, CRA-GO realiza o 10º ENAP com sucesso de participação

O CRA-GO, em parceria com a Associação Goiana de Administradores (AGAD) e apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), realizou no dia 29 de agosto o 10º ENAP (Encontro Nacional de Diretores, Coordenadores e Professores de Cursos de Administração). O evento aconteceu na modalidade virtual, com transmissão pelo canal do CRA-GO no YouTube e trouxe discussões sobre as novas diretrizes curriculares dos cursos de Administração.

Em julho, o Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (CNE/MEC) aprovou o texto das novas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) dos cursos de bacharelado em Administração. Com a validação do novo texto, as Instituições de Ensino Superior (IES) terão até três anos para se adaptarem às novas regras, a contar da publicação das DCNs. Entre os destaques da nova DCN estão a formação por competências e a prática profissional obrigatória e supervisionada, a fim de promover o alinhamento da teoria com a realidade laboral do futuro administrador.

A abertura do evento contou com a participação do deputado estadual, Virmondes Cruvinel, que ressaltou o apoio do Poder Legislativo para as ações do CRA-GO.

“DCN's para um novo tempo” foi o assunto apresentado pela diretora de Formação Profissional do CFA, Admª. Cláudia de Salles Stadtlober (conselheira federal pelo Rio Grande do Sul). O assunto contou com a mediação do diretor geral da Faculdade de Piracanjuba (FAP), Prof. Milton Justos. Além de apresentar a Comissão para DCN’s do CFA, Cláudia explicou como devem acontecer as mudanças. Ela destacou ainda que além da formação, existe a necessidade do aluno praticar empatia, colaboração, liderança. “Aspectos que são fundamentais para as competências”, declarou.

Em seguida, o Prof. e Adm. Mauro dos Santos Leonidas (conselheiro federal pelo Pará licenciado), apresentou o tema “Os desafios para a academia na formação dos novos profissionais de Administração”, que contou com mediadores o ex-reitor da UNIALFA, Adm. Nelson de Carvalho Filho, e o professor titular da FEMA, de Assis-SP, Adm. João Carlos da Silva.

Entre suas considerações, Mauro destacou a necessidade do professor de administração conhecer a fundo o Projeto Pedagógico do Curso. “Fato que não está presente na maioria das instituições”, disse.

De acordo com os palestrantes, o principal objetivo das apresentações foi gerar reflexões, visando despertar nos profissionais envolvidos com a educação o interesse em contribuir para a melhora da formação profissional, dentro de um debate qualificado. O presidente do CRA-GO, Adm. Samuel Albernaz, destacou a qualidade das discussões, frisando que as ideias apresentadas “ampliam a visão do profissional da administração e, de fato, gera impacto na sociedade”.

Fechar Menu