12 de Agosto - Dia Nacional dos Direitos Humanos

12 de Agosto - Dia Nacional dos Direitos Humanos

“Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.” (Papa Francisco)

História

A data foi escolhida para relembrar a luta e a morte de Margarida Alves, defensora dos direitos dos trabalhadores rurais, morta no dia 12 de agosto de 1983, em Alagoa Grande, Paraíba. Sindicalista e uma das primeiras mulheres no Brasil a presidir um sindicato, ela foi assassinada por um matador de aluguel e a sua morte foi considerada um crime político. A data busca refletir sobre as lutas internas e os desafios do país para o avanço na proteção e manutenção dos direitos individuais e coletivos.

Por definição da Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Dessa forma, incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação.

Desde 12 de agosto de 2012, é comemorado o Dia Nacional dos Direitos Humanos no Brasil, criado pela Lei 12641 de 15 de maio de 2012.

Que nossa luta seja sempre à procura do respeito mútuo entre todos independente de raça, sexo, cor, riqueza ou religião.

 

Fechar Menu