Você está aqui: Página Inicial / INSTITUCIONAL / História da Profissão / Insígnias da Profissão

Insígnias da Profissão

 O Símbolo da Profissão

 

- As Flechas centrais indicam para um  ponto comum os objetivos da profissão; as laterais, as metas a serem atingidas. 
O símbolo escolhido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores:

* "O quadrado como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão."

* "Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspecto de uma questão para o objetivo comum".

* "O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)".

* "As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um pricípio de ação (o centro)".

* "As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade(...) as laterais, as metas a serem atingidas".

 

 A Pedra e o Anel do Administrador


De acordo com as explicações do Professor e Administrador Nogueira de Faria, autor de vários livros de Administração, "a Pedra do Administrador é a safira azul-escuro, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas".

Com fundamento no símbolo o Anel do Administrador deverá ter no lado esquerdo o hexágono como símbolo científico, podendo receber no seu interior o logotipo da faculdade em que se formou o administrador e, no lado direito, o quadrado, contento no seu interior todos os seus sinais básicos usados em fluxogramas.

 

Dia do Administrador


A profissão de ADMINISTRADOR foi criada pela Lei Federal n.º 4.769 de 9 de  setembro de 1965. Por isso, essa data foi escolhida para que a categoria comemorasse anualmente, em todo o País, o exercício das atividades em busca do desenvolvimento das organizações públicas e privadas e, conseqüentemente, de toda a Nação. é incontestável, a cada ano, a participação crescente dos administradores na solução dos problemas nacionais.O CRA GO/TO se congratula com os colegas administradores por sua contribuição no desenvolvimento do Brasil.

 

 

Menu de Acesso Rápido

Acesso à Informação

Licitações

Alterar Endereço