Ano VI - 142ª Edição
Samuel Albernaz toma posse como Conselheiro Federal pelo CRA-GO

No dia 12 de janeiro, o Administrador Samuel Albernaz tomou posse como conselheiro federal efetivo pelo estado de Goiás, junto aos outros 9 eleitos pelos estados do Brasil, em Brasília.

Samuel Albernaz foi eleito nas eleições do Sistema CFA/CRAs realizada no dia 18 de outubro de 2016. Como suplente ao cargo foi eleita a Admª. Ivany Rosa de Oliveira, que tomou posse no CRA-GO.

Em entrevista ao Jornal CRA em Destaque, Samuel Albernaz falou da satisfação em assumir o cargo na Plenária do Conselho Federal de Administração e ainda da representatividade do Conselho Regional de Administração de Goiás no cenário nacional.

"É importante destacar a grande participação que o Conselho Regional de Administração de Goiás teve no desenvolvimento da profissão e nas grandes conquistas da categoria ao longo dos 51 anos de sua existência". Vamos continuar trabalhando em prol da valorização da profissão, ressaltou.

O presidente do CRA-GO, Adm. João Divino de Brito juntamente com o conselheiro Jardel Batista e a Admª. Matilde Lélis prestigiaram a posse do Conselheiro Federal por Goiás, Adm. Samuel Albernaz. Na solenidade, ocorreu a eleição do presidente e vice do CFA, sendo eleitos Wagner Siqueira e Carlos Henrique.

CRA-GO mantém menor anuidade do Brasil

Honrando mais um compromisso com a categoria, o Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) informa que continua a manter a menor anuidade do Brasil em 2017. Caso o pagamento seja realizado até 31 de março há desconto de 30%.

Online – E não vá se esquecer que em 2017 a anuidade de pessoa física e jurídica deverá ser emitida exclusivamente online, através do site www.crago.org.br

“Quitou anuidade do CRA-GO até 31/01. Ganhou a RBA”!

Participe e fique sempre bem informado e atualizado sobre o universo da Administração. Em 2017, os profissionais registrados que quitarem a anuidade no CRA-GO até o próximo dia 31 de janeiro podem garantir um ano da Revista Brasileira de Administração (RBA) sem pagar nada a mais por isso. A cortesia dá direito a 365 dias de conteúdo exclusivo na área da Administração.

A Revista Brasileira de Administração além de reportagens, entrevistas e artigos, as edições trazem sempre editoriais importantes para o desenvolvimento da carreira profissional de administradores e tecnólogos.

Princípios da Administração

A administração de qualquer recurso ou empreendimento estar fundamentada sobre quatro princípios básicos, que formam um circulo de interdependência: Planejamento, organização, controle e direção.

- Planejamento:

Não importa se é uma simples tarefa do dia a dia ou a elaboração de um sofisticado plano comercial, o planejamento deve estar presente para que o sucesso aconteça. Essa etapa você deve responder perguntas essenciais: por que fazer, como de ser feito, onde fazer, o que vou precisar? E quais são as variáveis.

Supondo que você deseja se tornar um microempreendedor, pretende comercializar o famoso hot dog. O primeiro passo é fazer um levantamento dos recursos à disposição, depois analisar o quanto deve ser investido para que seu negocio tenha um bom capital de giro, em seguida a escolha do ponto que melhor se enquadre no seu ramo.

Tudo deve ser pensando com o máximo de atenção, para diminuir as chances de erros. Além disso, você necessitará de alguns conhecimentos técnicos que serão trabalhados posteriormente.

- Organização:

Segundo, Henri Fayol, um dos principais teóricos clássicos da administração. Organizar consiste em dividir as responsabilidades, ou seja, as atividades a serem desenvolvidas, de forma a facilitar a sua execução.

A organização de uma iniciativa implica num planejamento prévio. Após, estabelecer todas as diretrizes de um projeto, ordena-se de forma logica os procedimentos a serem seguidos, dividindo-os em comandos ou departamentos.

- Controle:

Ter controle é essencial tanto na vida cotidiana quanto na gestão de uma empresa ou projeto, como diz o ditado popular, “O olho do dono é que engorda o gado”. É sempre bom, estar atento às vendas, compras e despesas.

No dicionário da administração, controle é sinônimo de êxito. Supervisionar a evolução das atividades dos setores ou departamentos, ajuda na identificação de falhas no processo ou na implementação de melhorias, visando maior resultado, garantido assim a viabilidade do plano estipulado.

- Direção:

A direção eficiente dar-se por meio da avaliação, negociação, comunicação e estimulação dos funcionários. Tornando as propostas estratégicas, aplicáveis.

Fonte: Administradores.com

CRA em Destaque é um informativo do Conselho Regional de Administração de Goiás
Endereço: Rua 1.137, Nº 229, Setor Marista - 74180-160 - GOIÂNIA/GO
Fone: (62) 3230-4769 - Fax: (62) 3230-4731
Horário de funcionamento: das 8h às 18h Internet: www.crago.org.br
E-mail: presidencia@crago.org.br Presidente: Samuel Albernaz
Periodicidade mensal - Distribuição exclusiva pela Internet.
Para enviar sugestões ou pedir inclusão