Ano VI - 117ª Edição
CRA-GO apoia Projeto de Lei que regulamenta a atuação do Gestor Ambiental

O Conselho Regional de Administração de Goiás é um apoiador do Projeto de Lei nº 2664/2011, que regulamenta o exercício da profissão de Gestor Ambiental, ou seja, profissional responsável, entre outras atividades, pela elaboração de políticas ambientais, pareceres e projetos ambientais ou de desenvolvimento sustentável; avaliação de impactos ambientais; e licenciamento ambiental.

Por essa razão, o CRA-GO encaminhou recentemente ofício ao deputado Nilto Ignácio Tatto o parabenizando para o acerto do relato apresentado por ele.

A profissão, que teve proposta de regulamentação aprovada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados desde o ano passado, encontra-se abrigo profissional nos Conselhos Regionais de Administração, sendo-lhes assegurada a obtenção de competente Registro Profissional. Os egressos dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, igualmente têm direito ao registro profissional concedido pelo Sistema CFA/CRAs, com apoio nas Resoluções Normativas CFA nº 479/2016 e nº 374/2009, respectivamente.

A proposta determina que o gestor ambiental tenha diploma de graduação em Gestão Ambiental, mas garante o direito dos profissionais que já atuem na área na data da publicação da lei.

Segundo o último Censo da Educação Superior, o Brasil contava, em 2013, com 302 cursos de tecnólogo em gestão ambiental, tendo formado no ano quase 10 mil profissionais.

Vale ressaltar que o Acórdão nº 3/2012 - Plenário do CFA, firmou entendimento quanto à obrigatoriedade de registro cadastral também das empresas de Gestão Ambiental em CRAs.

É expectativa do CRA-GO que a regulamentação definitiva do exercício profissional do Gestor Ambiental seja aprovada da forma como encontra-se o seu substitutivo, garantindo assim a proteção do campo de trabalho desse importante profissional do século XXI.

Trindade irá receber o CRA Itinerante no próximo dia 22

A unidade móvel do Conselho, o CRA-GO Itinerante, estará em Trindade no próximo dia 22 de agosto, segunda-feira, das 16h às 20h, para atender estudantes, profissionais e empresas que desejam realizar os serviços do Conselho Regional de Administração de Goiás. Os serviços oferecido pela van estarão disponíveis em frente à Faculdade Aphonsiano, na Avenida Manoel Monteiro, 55, Bairro Santuário.

Por meio do exclusivo Sistema online de Autoatendimento, uma equipe de profissionais irá emitir registro profissional e secundário; além de realizar transferência de registro, segunda via de carteira, carteira definitiva, pagamento de anuidade, parcelamento e atualização cadastral.

Universidade Corporativa do Administrador oferece novos cursos

Em 2016 o Conselho Regional de Administração de Goiás lançou uma grande novidade aos registrados no CRA-GO, a possibilidade de se atualizar gratuitamente por meio de cursos online. A novidade foi possível graças a uma parceria com o CRA-RJ e a Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm), que já possui convênio com outros 21 CRAs do País.

No início do projeto, administradores e tecnólogos registrados contavam com a oferta de 150 cursos on-line, com o intuito de se destacar ainda mais no concorrido mercado de trabalho. A partir de julho, a Universidade confirmou mais 100 novos cursos, ultrapassando a marca dos 250 cursos oferecidos gratuitamente a todos os registrados.

Quem ainda não solicitou o voucher, deve acessar a página do CRA-GO, realizar a atualização cadastral e fazer o pedido. Uma das novidades ofertadas é o Curso de Responsabilidade Técnica do Administrador, que mesmo sendo recente na plataforma, já graduou mais de 450 alunos pelo País, recebendo elogios pelo excelente conteúdo apresentado.

A UCAdm possui mais de 12 mil alunos inscritos e quase 20 mil cursos em andamento, que renderão certificados de conclusão ao término das atividades. Vale lembrar que a Universidade está disponível em diversas línguas e oferece suporte 24 horas aos estudantes, além de contar com biblioteca virtual e materiais de apoio.

CRA-GO está cada dia mais próximo das IES

O Conselho Regional de Administração de Goiás esteve presente durante a solenidade de transmissão e posse da nova gestão dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, da Universidade Salgado de Oliveira - campus Goiânia, realizada no dia 9 de agosto no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição. O evento também foi prestigiado por representantes da OAB-GO e CRCGO.

Na ocasião, a professora Eliane Moura foi empossada para os próximos anos frente ao curso de AdministraĆ§Ć£o. “Tomei posse com a responsabilidade e a missão de honrar essa IES e os meus gestores antecessores, exercer uma gestão participativa, ética e igualitária junto ao nosso time de Professores/Educadores e ter o foco no nosso aluno, proporcionando a todos eles um ensino-aprendizagem de excelência, com metodologias ativas e um atendimento personalizado”, afirmou a professora, acrescentando: “Peço a Deus serenidade, sabedoria, foco e fé para cumprir essa missão tão importante que a mim foi confiada pela UNIVERSO e seus Diretores”.

Conheça as redes sociais do CRA-GO

O Conselho Regional de Administração de Goiás também está presente nas redes sociais na internet. Na página do CRA-GO no Facebook, administradores, tecnólogos e estudantes podem acompanhar todas as ações e novidades promovidas pelo Conselho. Também é possível acompanhar as atividades do órgão no Twitter.

De acordo com a conselheira, admª Matilde Vilela Lélis, o objetivo é manter o Conselho mais próximo da categoria. “É importante estabelecer um diálogo com o administrador para que possamos atender suas demandas de forma rápida e eficaz. E as redes sociais atualmente nos propiciam isso”, disse.

Curta o CRA-GO nas redes sociais!

  • Facebook: https://www.facebook.com/ADMCRAGO/
  • Twitter: @cra_go
Eleições 2016: Atualize seus dados!

Os profissionais registrados no CRA-GO têm até o dia 18 de agosto para colocar suas obrigações em dia junto ao Conselho. Além disso, administradores e tecnólogos devem atualizar seus dados cadastrais, principalmente o número do telefone celular e o correio eletrônico, pois ambos serão usados para o envio da senha que será utilizada para acesso ao site disponibilizado para votação.

  • Serviço: Eleições Sistema CFA/CRAs
  • Local: www.votaadministrador.org.br
  • Data: 18 de outubro de 2016
  • Hora: 0h às 22h (horário de Brasília)
CRA em Destaque é um informativo do Conselho Regional de Administração de Goiás
Endereço: Rua 1.137, Nº 229, Setor Marista - 74180-160 - GOIÂNIA/GO
Fone: (62) 3230-4769 - Fax: (62) 3230-4731
Horário de funcionamento: das 8h às 18h Internet: www.crago.org.br
E-mail: presidencia@crago.org.br Presidente: Samuel Albernaz
Periodicidade mensal - Distribuição exclusiva pela Internet.
Para enviar sugestões ou pedir inclusão clique aqui
Esta mensagem é enviada com a compl acência da nova legislação sobre o correio eletrônico, Seção 301 Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro aprovado pelo "105 Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM". Este e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido.
O conteúdo das informações veiculadas pode sofrer alterações a qualquer tempo, sendo atualizado diretamente em nosso portal. Caso tenha alguma dúvida acesse o informativo diretamente em nosso site clicando aqui.