Ano IV - 34ª Edição
Três anos depois, um novo CRA/GO !

Ao final de 2014, fazemos um balanço do plano de gestão apresentado há três anos, em 2011, aos Administradores e Tecnólogos do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA/GO), assentado no tripé: valorização e defesa do profissional, recuperação financeira da instituição e reestruturação administrativa. Não nos restam dúvidas: o dever foi cumprido!

Equilibrar receitas e despesas é sempre um desafio. E quando se é eleito para fazê-lo na Casa do Administrador, em razão do legado de dívidas deixado em 2010, é necessário se tornar um verdadeiro artista do planejamento para cumprir com uma grande obrigação.

Fomos chamados pela categoria a resgatar o CRA/GO da gestão aventureira pela qual passou, onde se registrou desde compra de terreno seguida de sustação do cheque, débitos com empresas de eventos, construção e reforma de sedes, somando cerca de um milhão e trezentos mil reais.

Este valor estratosférico ainda não incluem despesas com advogados, para defender em juízo ações promovidas por credores. Para equacionar tantos problemas de ordem financeira e, acreditem, administrativa, esta diretoria fez uma gestão espartana, tendo muitas vezes que cortar na própria carne.

E hoje, o CRA/GO volta a avançar. Durante nossa trajetória à frente do Conselho, não medimos esforços para dignificar a profissão que mais cresce no país, registrando algumas das principais conquistas da categoria, cuja valorização é mais do que um objetivo. É nossa obsessão. Podemos afirmar que Goiás é berço das maiores conquistas dos Administradores deste país.

Conseguimos a inclusão do Administrador no vocalato das Juntas Comerciais de todo o Brasil; a propositura de sessões solenes anualmente em homenagem à profissão; a organização e promoção dos maiores fóruns científicos da categoria na América Latina; a aprovação do dia do Administrador no calendário cívico-cultural do Brasil; e, mais recentemente, a realização de audiência pública para discussão do projeto de lei que fixa o piso salarial nacional do Administrador. Propusemos, na oportunidade, um piso salarial de R$ 4.500,00. A força e credibilidade do CRA/GO fizeram voz perante a Câmara dos Deputados e a proposta foi aprovada.

Em Goiás, conseguimos a criação dos cargos de Administrador nas prefeituras e câmaras de diversos municípios; criamos comitês para o recém egresso e para as Administradoras; ADM Club, rede de convênios; conseguimos a inclusão do Administrador no Conselho Administrativo Tributário; realizamos a reestruturação do Conselho, por meio do Plano de Carreira, para a promoção de concurso público que incrementará as atividades administrativas e de fiscalização. E tudo isso, com a menor anuidade do Brasil.

Continuamos a promover eventos de atualização profissional, a exemplo do Encontro Goiano de Administração, do Encontro de Coordenadores de Cursos de Administração (Eprocad), quando discutimos as tendências e o ensino de Administração, considerando a realidade do mercado goiano.

Dedicados a fazer uma gestão que realmente privilegie o Administrador, temos fiscalizado o exercício da profissão. Criamos no site do Conselho um canal para denúncias de exercício irregular, o SAA Online – Serviço de Atendimento ao Administrador e o Portal da Transparência.

Além de nos aproximarmos das entidades representativas dos Administradores do setor público, os concursos têm recebido especial atenção, para assegurar que ofereçam vagas destinadas ao Administrador, com a notificação e ajuizamento de ações em face daqueles que não se adequaram.

Todo esse árduo e frutífero trabalho foi reconhecido pela categoria, que no dia 15 de outubro renovou dois terços do plenário do CRA/GO, elegendo pessoas igualmente comprometidas com a lisura e o desenvolvimento desta casa, bem como estar verdadeiramente a serviço dos seus associados.

Peço ao Administrador do universo que dê forças aos meus novos pares, para que a Administração goiana não volte a uma pequena sala comercial com aluguel atrasado, no chamado beco dos aflitos, e continue em lugar de destaque no cenário nacional. Muito foi conquistado, mas várias bandeiras ainda devem ser erguidas. O caminho é longo e sinuoso, mas com toda certeza, hoje, é mais florido.

Adm. Samuel Albernaz
Presidente

Fonte: Jornal Diário da Manhã, dia 11/12/2014, Página 8.

Caro(a) Leitor(a):
Mantenha os seus dados cadastrais atualizados - incluindo e-mail - para receber informes do
Conselho Regional de Administração: www.crago.org.br. Cadastre o domínio crago.org.br na lista de remetentes confiáveis para receber o CRA em Destaque sem risco de cair nos filtros antispam.
CRA em Destaque é um informativo do Conselho Regional de Administração de Goiás
Endereço: Rua 1.137, Nº 229, Setor Marista - 74180-160 - GOIÂNIA/GO
Fone: (62) 3230-4769 - Fax: (62) 3230-4731
Horário de funcionamento: das 8h às 18h Internet: www.crago.org.br
E-mail: presidencia@crago.org.br Presidente: Samuel Albernaz
Periodicidade mensal - Distribuição exclusiva pela Internet.
Para enviar sugestões ou pedir inclusão clique aqui
Esta mensagem é enviada com a complacência da nova legislação sobre o correio eletrônico, Seção 301 Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro aprovado pelo "105 Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM". Este e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido.
O conteúdo das informações veiculadas pode sofrer alterações a qualquer tempo, sendo atualizado diretamente em nosso portal. Caso tenha alguma dúvida acesse o informativo diretamente em nosso site clicando aqui.